quarta-feira, 18 de maio de 2011

AGENDA 21
A Agenda 21 é um programa de ação, baseado num documento de 40 capítulos, que   constitui a mais ousada e abrangente tentativa já realizada de promover, em escala planetária, um novo padrão de desenvolvimento, conciliando métodos de proteção ambiental, justiça social e eficiência econômica.
 
Trata-se de um documento consensual para o qual contribuíram governos e instituições da sociedade civil de 179 países num processo preparatório que durou dois anos e culminou com a realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (CNUMAD), em 1992, no Rio de Janeiro, também conhecida por ECO-92.
 
Além da Agenda 21, resultaram desse processo cinco outros acordos: a Declaração do Rio, a Declaração de Princípios sobre o Uso das Florestas, o Convênio sobre a Diversidade Biológica e a Convenção sobre Mudanças Climáticas.

CHICO BUARQUE DE HOLANDA
Compositor  popular e escritor carioca (19/6/1944-). Francisco Buarque de Holanda nasce no Rio de Janeiro e é criado em São Paulo. Filho do historiador Sérgio Buarque de Holanda, entra para a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (USP) em 1963, mas não conclui o curso. Vence, em 1966, o 2o Festival de MPB da TV Record com a música A Banda.
No mesmo ano lança o primeiro LP, Chico Buarque de Holanda. Sua peça Roda Viva, escrita em 1967, é proibida pela censura após uma temporada teatral tumultuada. Perseguido pela ditadura militar, exila-se em Roma entre 1969 e 1970. Várias músicas suas, como Apesar de Você e Cálice, são proibidas.
 Por isso usa o pseudônimo Julinho da Adelaide para gravar Acorda Amor. A censura atinge também a peça Calabar em 1974.
Sua peça seguinte, Gota d''Água, consegue ser montada com sucesso. Chico Buarque é conhecido também por trilhas sonoras para filmes, entre elas a de Dona Flor e Seus Dois Maridos e Bye Bye Brasil. Depois de escrever o romance Fazenda Modelo, na década de 70, volta à literatura nos anos 90 com Estorvo, traduzido para várias línguas. Em 1999 lança o CD As Cidades.
GILBERTO GIL
Gilberto Gil nasceu no bairro do Tororó, em Salvador, na Bahia. Seu pai, o médico José Gil Moreira e sua mãe Claudina, em busca de uma vida melhor, mudam do bairro pobre da capital baiana para o interior do Estado,[4] em Ituaçu, à época um lugarejo com cerca de oitocentos habitantes. Ali Gil passou os primeiros oito anos de vida. Deste período o artista registra a influência das músicas ouvidas, sobretudo no rádio:
“os meus primeiros momentos de ouvir música, tudo se passou numa época em que Luiz Gonzaga, principalmente lá no Nordeste, onde eu vivia, lá na caatinga, era praticamente o canto mesmo da região”
Com oito anos volta para Salvador, onde estuda no Colégio Maristas, e frequenta uma academia de acordeon. Quando estava no secundário, recebeu da mãe um violão e conhece o trabalho de João Gilberto, que lhe influencia de imediato.
Nos tempos de faculdade de Administração, Gil conhece Caetano Veloso, sua irmã Bethânia, Gal Costa e Tom Zé. Realizam a primeira apresentação na inauguração do Teatro Vila Velha em junho de 1964 - com o show "Nós, Por Exemplo"
Formou-se em 1965 e muda-se com a esposa Belina para São Paulo.[4]
Formado em administração de empresas, seu primeiro emprego em São Paulo foi na Gessy Lever. Nos anos 1970, Gil acrescentou elementos novos da música africana, norte-americana e jamaicana (reggae), ao já vasto repertório, e continuou lançando álbuns como Realce e Refazenda. João Gilberto gravou a canção "Eu Vim da Bahia", de Gil, no clássico LP João Gilberto.
CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2011

Igreja no Brasil propõe temas de reflexão e conversão relativos às várias situações sociais e existenciais do povo brasileiro, que requerem maior fraternidade.
Em 2011 estaremos falando sobre meio ambiente, a gravidade do aquecimento global e das mudanças climáticas – causas e conseqüências. Tema: Fraternidade e a Vida no Planeta; Lema "A Criação Geme em Dores de parto", (Rm 8,22). Não há como não se dar conta que esta campanha esta ligada a Campanha de 2010, ora o fator econômico não esta relacionado à situação de nosso planeta hoje? Somos todos moradores de uma mesma casa, gostando disso ou não estamos interligados. Não há como simplesmente virar as costas e não se importar, afinal se ocorresse uma catástrofe a nível global para onde iríamos? Aquecimento global, mudanças geológicas nada mais é do que reações as nossas ações. A Campanha da Fraternidade de 2011, de maneira primorosa como sempre, vem justamente nos alertar desta verdade tudo o que fazemos pode prejudicar ou ajudar a salvar nosso planeta nos dá a oportunidade de como uma família sentarmos juntos e elaborarmos ações para salvar a nossa casa.
Em cada catástrofe seja ela terremotos, inundações, podemos sentir o planeta gemer, e a humanidade fazendo o mesmo, este gemido tem uma conotação de tristeza imensa. Ainda estamos em tempo hábil para reverter esta situação podemos transformar estes gemidos de dor em gemidos de amor e de esperança, sim podemos iniciar um período de gestação e após este período em que nos organizaremos com ações que ajudem a preservar o meio ambiente, receberemos de volta um planeta saudável, resgataremos o planeta que nos foi dado por Deus.
Esta campanha não é uma utopia e sim um alerta de que atitudes devem ser tomadas, não por uma minoria, mas por um todo, este planeta é nossa casa, precisamos ser fraternos, gerar ações que nos levem ao bem comum.
E para reforçar nossas expectativas aos Gestos Concretos que com certeza surgirão em nossas Paróquias, Sociedade através da conversão individual e coletiva nesta quaresma, sugerimos para nos estimular ao amor fraterno entre irmãos e irmãs comprometidos com o Meio Ambiente, louvarmos ao Senhor como São Francisco de Assis o fez por todas as criaturas que fazem parte da vida planetária.
Que a oração em que São Francisco louva a Deus pelas criaturas, nos inspire novas atitudes e nos ajude a ser transformados pelo Espírito de Deus de modo a resgatarmos atitudes de quem cultiva e cuida do seu jardim, esta obra maravilhosa, que hoje requer socorro dos autênticos filhos de Deus, e de todos aqueles que empreendem ações sinceras e despojadas em favor do planeta.

PRIMAVERA SILENCIOSA

LIVRO RACHEL CARSON


A história da vida na terra tem sido um processo de interação entre as coisas
vivos e seus arredores. Em grande medida, a forma física e os hábitos de
vegetação terrestre, bem como a vida animal ter sido moldado pela mídia.
Considerando todas as etapas do progresso da terra, o efeito oposto
em que a vida realmente modifica o seu entorno, tem sido relativamente
luz. Só no espaço de tempo representado por este século
espécie humana adquiriu um poder significativo para alterar a natureza da
mundo.
Durante o último quarto de século, este poder não só foi aumentado para
uma medida preocupante, mas isso mudou em recursos. O mais
alarmante de todos os ataques do homem contra sua situação, é
poluição do ar, solo, rios e mar com a perigosa e até fatal
assuntos. Essa poluição é em grande parte da cadeia de males irreparáveis
início, não só no mundo que tem de suportar a vida, mas em tecidos vivos em
A maior parte é irrecuperável. Neste poluição ambiental, agora universal
meio ambiente, química é o participante sombrio e pouco conhecido na radiação
mudança da verdadeira natureza do mundo ... a verdadeira natureza das suas
a vida. Strontium 90, lançado no ar por explosões nucleares, alcança o
terra, com chuva ou cai por si só, está alojado no chão, fica na grama ou
cevada ou trigo cultivados lá e, ocasionalmente, entra no
ossos humanos, onde permaneceu até sua morte.
Da mesma forma, os produtos químicos espalhados pelos campos, ou por
florestas ou jardins, de longa permanência nas culturas e
penetrar em organismos vivos, de um a outro em uma seqüência de
envenenamento e morte. Misteriosamente infiltrado O córregos
subterrâneos, até que emerge através da alquimia do ar e ao sol,
combinados em novas formas que matam a vegetação, o gado adoecer e
realizar um ataque desconhecido para quem bebe de uma vez por pura
molas. Como disse Albert Schweitzer: "O homem não se identifica
danos ao seu próprio trabalho. "
Levou milhões de anos para gerar a vida terrena atual, foram
durante o qual a revelação e acondicionamento e diversificar a vida chegou
estado de harmonização e equilíbrio com o meio ambiente.


SERRAS ÚMIDAS
As serras úmidas do Ceará são: o Maciço de Baturité também conhecido como Serra de Baturité, a Serra da Meruoca, a Serra de Uruburetama, a Serra de Maranguape e a Serra do Machado.
As serras úmidas do Nordeste brasileiro, localmente denominadas de ‘brejos de altitude’, formam ilhas de umidade e de florestas perenes (mata úmida) que contrastam com as condições ecológicas das baixas superfícies aplainadas adjacentes, caracterizadas pela ocorrência de secas prolongadas (sertão). Apesar da importância das serras úmidas, tanto do ponto de vista ecológico quanto cultural e sócio-econômico, a rica diversidade de seus ambientes continua pouco conhecida, sobretudo porque o Nordeste é freqüentemente reduzido à sua porção semi-árida (‘polígono das secas’), a mais extensa mais também a menos movimentada.
 Ocupando uma área de 3.822 Km2 , a Serra de Baturité revela na sua paisagem um relevo diversificado em cristais, colinas, lombadas alongadas e vales fechados, localizando-se ali um dos pontos culminantes do Estado. Além da floresta nativa, seus vilarejos típicos e tradicionais propiciam ao visitante a visão do “modus vivendi” das comunidades serranas, favorecendo o florescimento de atividades intelectuais ligadas à música, ao teatro, às artes plásticas e à ecologia.



terça-feira, 17 de maio de 2011

PACOTI
Pacoti é o nome do rio que nasce ao extremo sul da Serra de Baturité e banha o município. Há divergências quanto ao significado da denominação. “Lagoa das Cotias”, rio das Pacovas (banana) e rio das bananeiras, segundo a língua dos indígenas, antigos habitantes desta terra, são alguns dos significados possíveis. Ainda existe a hipótese de se chamar “Voltado para o Mar”.
Poço da Veada

Considerada uma das mais bonitas cachoeiras, o local desperta a curiosidade dos visitantes. Localizado no Sítio Horizonte Belo, em Monguba, dentro da Área de Proteção Ambiental - APA, o Poço da Veada possui uma área de 16 hectares.
Distante 3 km de Monguba e 5 km da sede do município, o atrativo oferece várias quedas d’água e um belo poço para banho, além de outras cascatas de abundantes paisagens e mananciais hídricos
.

Guaramiranga


Guaramiranga
palavra originária do tupi, que significa "Pássaro vermelho", está situada à 110 km de Fortaleza, com acesso pela CE 060 (Fortaleza-Baturité-Guaramiranga) e CE 065 (Fortaleza-Palmácia-Guaramiranga). O município serrano encontra-se à 865m de altitude, totalmente inserido na Área de Proteção Ambiental do Maciço de Baturité, com temperatura que varia entre 18 e 25ºC. A paisagem proporciona um clima úmido e vegetação típica de mata atlântica intensificada pelas cores das flores nativas da região, surpreende seus visitantes com uma visão diferente doCeará.
Com uma população acolhedora (4.070 habitantes) a cidade tem se destacado no cenário nacional principalmente pela realização de diversos
eventos
de cunho cultural e turístico. É o local ideal para um convívio mais próximo à natureza
Atrativos: De vários locais da cidade é possível ver o Mirante do "Pico Alto" (13 km do centro), ponto culminante do Maciço de Baturité, com 1.115 metros de altitude o 2º maior do Ceara e 3º do Nordeste. Do Pico, pode-se avistar a transição da serra com o sertão cearense, além de parte do rio Pacoti. O acesso ao local pode ser feito através de trilhas ecológicas ou por estradas de asfalto. Outro local e "Linha da Serra" (11 km do centro), Seu acesso é por via asfaltada e tem altitude média de 950 m e vista panorâmica de toda a serra, tanto para o lado do litoral como do sertão. Num dos pontos mais altos da Linha da Serra encontra-se o restaurante Tramonto. Nascente do rio Pacoti, Poço Escuro, Parque das Trilhas, Parque das cachoeiras são outros atrativos importantes da região