SERRAS ÚMIDAS
As serras úmidas do Ceará são: o Maciço de Baturité também conhecido como Serra de Baturité, a Serra da Meruoca, a Serra de Uruburetama, a Serra de Maranguape e a Serra do Machado.
As serras úmidas do Nordeste brasileiro, localmente denominadas de ‘brejos de altitude’, formam ilhas de umidade e de florestas perenes (mata úmida) que contrastam com as condições ecológicas das baixas superfícies aplainadas adjacentes, caracterizadas pela ocorrência de secas prolongadas (sertão). Apesar da importância das serras úmidas, tanto do ponto de vista ecológico quanto cultural e sócio-econômico, a rica diversidade de seus ambientes continua pouco conhecida, sobretudo porque o Nordeste é freqüentemente reduzido à sua porção semi-árida (‘polígono das secas’), a mais extensa mais também a menos movimentada.
Ocupando uma área de 3.822 Km2 , a Serra de Baturité revela na sua paisagem um relevo diversificado em cristais, colinas, lombadas alongadas e vales fechados, localizando-se ali um dos pontos culminantes do Estado. Além da floresta nativa, seus vilarejos típicos e tradicionais propiciam ao visitante a visão do “modus vivendi” das comunidades serranas, favorecendo o florescimento de atividades intelectuais ligadas à música, ao teatro, às artes plásticas e à ecologia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário